CartaExpressa

Caixa volta a suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A concessão chegou a ser contestada pelo Ministério Público Eleitoral ao Tribunal de Contas da União por configurar suposta ‘infração eleitoral’

Caixa volta a suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Caixa volta a suspender empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Foto: Senado Federal
Apoie Siga-nos no

A Caixa Econômica Federal suspendeu mais uma vez a concessão de empréstimo consignado a beneficiários do Auxílio Brasil. A medida valerá até 14 de novembro.

A suspensão foi assinada dois dias após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. A concessão do empréstimo era uma das principais bandeiras do candidato derrotado Jair Bolsonaro (PL) e chegou a ser contestada pelo Ministério Público Eleitoral ao Tribunal de Contas da União por configurar uma suposta “infração eleitoral”.

O caso é acompanhado pelo ministro Aroldo Cedraz, do TCU. Em despacho de 24 de outubro, ele cobrou informações da Caixa sobre a concessão do benefício e recomendou que o banco suspendesse o programa até uma decisão da Corte. Segundo dados enviados ao TCU, cerca de 1,8 bilhão de reais já haviam sido liberados a 700 beneficiários do Auxílio Brasil.

“A Caixa informa que, durante o processamento da folha de pagamento do Auxílio Brasil, processo que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania, a partir de 19h do dia 01/11/2022 até as 7h do dia 14/11/2022, o Consignado Auxílio não estará disponível para contratação”, diz uma nota da estatal.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo