CartaExpressa
Petrobras anuncia 4º maior lucro trimestral da história e atinge R$ 46 bilhões
A estatal disse ter mantido ‘alta performance financeira e operacional’
A Petrobras anunciou um lucro de 8,8 bilhões de dólares – o equivalente a cerca de 46,1 bilhões de reais – no terceiro trimestre deste ano, o quarto maior lucro líquido trimestral da história da empresa, segundo nota publicada nesta quinta-feira 3.
No texto, a companhia disse considerar o valor como retrato de “alta performance financeira e operacional”. O presidente da estatal, Caio Mário Paes de Andrade, afirmou que o resultado se deve à “disciplina de capital” e ao investimento em ativos “resilientes e com taxas de retorno adequadas”.
Horas antes, o Conselho de Administração da Petrobras aprovou o pagamento de cerca de 43,7 bilhões de reais em dividendos a acionistas. Os valores devem ser repassados em duas parcelas, em dezembro e janeiro.
A Federação Única dos Petroleiros e a associação representante dos acionistas minoritários da Petrobras informaram que protocolarão uma ação judicial contra a gestão da companhia e os conselheiros. De acordo com as entidades, os lucros obtidos poderiam servir para reaver refinarias privatizadas, reabrir fábricas fechadas e concluir obras.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho da Petrobras aprova pagar dividendos de R$ 43 bilhões a acionistas; FUP vai à Justiça
Por CartaCapital
Como o Posto Ipiranga privatizou o Posto Petrobras
Por Fernando Nogueira da Costa


