Política
‘Vão sentir saudade da gente’, disse Bolsonaro, momentos antes de pronunciamento
Derrotado por Lula, o ex-capitão é o primeiro presidente brasileiro a não conquistar a reeleição
Antes de iniciar o seu primeiro pronunciamento após a derrota eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a aliados que a população sentirá “saudade” do seu governo. A declaração foi captada pelos microfones da imprensa.
“Vão sentir saudade da gente”, afirmou Bolsonaro a Ciro Nogueira, senador licenciado pelo PP e designado como coordenador da transição do governo para a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao lado do presidente da República, também estavam o seu filho Eduardo Bolsonaro (PP-SP) e o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), entre outros integrantes do governo.
No discurso, Bolsonaro evitou reconhecer abertamente o resultado da eleição, mas disse que cumprirá a Constituição. Segundo a equipe de Lula, os trabalhos de transição terão início na quinta-feira 3.
Derrotado no domingo 30, Bolsonaro se tornou o primeiro presidente da República a não conquistar a reeleição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


