Política

Datafolha: Bolsonaro é visto como o que mais ataca as mulheres, a família e a democracia

Pesquisa apresentou resultado negativo para o presidente em questionário

Datafolha: Bolsonaro é visto como o que mais ataca as mulheres, a família e a democracia
Datafolha: Bolsonaro é visto como o que mais ataca as mulheres, a família e a democracia
O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/Brazilian Presidency/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é visto por 57% do eleitorado como o candidato que mais ataca as mulheres e a democracia, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado 29.

O levantamento apontou que 26% mencionam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o candidato que mais ataca as mulheres.

Entre os que defendem as mulheres, Bolsonaro também leva a pior: o ex-capitão é citado apenas por 35% dos eleitores, contra 54% que apontaram Lula.

Bolsonaro também é considerado como aquele que mais ataca a família (47% a 36%) e a democracia (50% a 39%).

De acordo com o instituto, Bolsonaro obteve o pior resultado em um bloco de pesquisa composto por uma sequência de dez perguntas sobre a percepção do eleitor sobre os candidatos ao Planalto.

O instituto também questionou quem ataca mais os cristãos. Bolsonaro também teve um resultado pior, mas o placar é equilibrado (41% a 38%).

Patamar semelhante está na questão sobre quem fala mais a verdade e quem mais mente na campanha: Lula aparece com 43% e 41%, e Bolsonaro, 41% e 45%, respectivamente.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-04208/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo