CartaExpressa
A 2 dias da eleição, Leite tem 10 pontos à frente de Onyx no Rio Grande do Sul, diz Ipec
Brancos e nulos são 5%, enquanto outros 5% não sabem ou não responderam


Uma pesquisa Ipec (antigo Ibope) publicada nesta sexta-feira 28 aponta o candidato do PSDB, Eduardo Leite, 10 pontos à frente de Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul.
A dois dias do pleito, o tucano aparece com 50% das intenções de voto, ante 40% do bolsonarista. Brancos e nulos são 5%, enquanto outros 5% não sabem ou não responderam.
Nos votos válidos, a desconsiderar brancos, nulos e indecisos, Leite vai a 56% e Onyx registra 44%.
Na rodada anterior, divulgada na semana passada, Leite aparecia à frente nos votos totais por 50% a 41%. Nos válidos, a vantagem era de 55% a 45%. O cenário, portanto, é de estabilidade, favorável ao tucano.
O Ipec ouviu 1.808 pessoas entre 26 e 28 de outubro em 87 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela RBS Participações S.A. e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o código BR-08796/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RS-00453/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Leite amplia vantagem sobre Onyx às vésperas do 2º turno no Rio Grande do Sul, aponta Atlas
Por CartaCapital
Leite tem 4 pontos de vantagem sobre Onyx no Rio Grande do Sul, diz Real Time
Por CartaCapital