Mundo
Noruega prende ‘pesquisador brasileiro’ por suspeita de espionagem para a Rússia
Segundo jornal britânico, o homem se identificou como brasileiro e havia chegado à Universidade de Tromsø em dezembro de 2021
A polícia da Noruega prendeu um suposto espião da Rússia nesta terça-feira 25, na cidade de Tromsoe, segundo comunicado divulgado pelo serviço de segurança do país, noticiado pela emissora pública NRK.
De acordo com as informações, o homem teria se passado por brasileiro e alegado ser um pesquisador acadêmico da Universidade de Tromsø, terceira maior instituição de ensino da Noruega.
De acordo com o jornal britânico The Guardian, dois funcionários da faculdade afirmaram que o homem se identificou como José Assis Giammaria. Ele teria chegado à instituição em dezembro de 2021, após fazer um contato em que teria proposto a realização de pesquisas sobre a segurança no Ártico.
O homem havia indicado nomes como referências que teriam indicado o seu trabalho. Segundo um dos funcionários, o suposto espião não estava oficialmente empregado na universidade, mas chegou a ajudar a organizar palestras e seminários. A sua pesquisa era autofinanciada.
A agência de segurança diz que o suposto espião pode ter adquirido dados sobre a política da Noruega para uso do governo russo. Segundo o jornal norueguês VG, o advogado do homem, Thomas Hansen, negou as suspeitas e disse que o cliente está no país como pesquisador visitante.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



