CartaExpressa
CGU admite que Portal da Transparência não tem dados do orçamento secreto
Desde que começaram a ser distribuídas as verbas do orçamento secreto, em 2020, a relação e controle eram feitos pela Secretaria de Governo
O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, admitiu em uma conversa com um usuário do Twitter, que o Portal da Transparência do governo federal não tem informações sobre os requisitantes das verbas públicas, via orçamento secreto.
A declaração foi feita após o ministro ter publicado um vídeo instrutivo sobre como fiscalizar as liberações de verbas da União feitas através das emendas de relator.
Rosário foi questionado por um usuário sobre quem seriam os requisitantes das verbas do orçamento secreto.
“Ministro, e quem pediu a emenda ao relator? Tem esse dado no Portal da Transparência?”, perguntou.
Em resposta, o chefe da CGU afirmou que: “Infelizmente não, Alessandro. Quem tem essa informação é o relator. Quando tivermos, colocaremos no Portal. O Congresso já começou a colocar no site alguns beneficiários. Você pode checar. Não sei se está completo.”
No entanto, ao contrário do que diz o ministro, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) possui a relação de requisitantes das emenda. Desde que começaram a ser distribuídas as verbas do orçamento secreto, em 2020, a relação e controle eram feitos pela Secretaria de Governo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Verbas do orçamento secreto foram destinadas a obras não aprovadas pelo FNDE
Por CartaCapital
Orçamento Secreto: PF prende os primeiros suspeitos de desvio de verbas
Por CartaCapital


