CartaExpressa
TSE nega pedido de resposta da campanha de Bolsonaro contra Janones
A coligação alegava que o deputado atingiu a honra do presidente ao chamá-lo de ‘fascista’, ‘assassino’ e ‘miliciano’


O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou nesta terça-feira 18 um recurso pelo qual a campanha de Jair Bolsonaro (PL) pedia direito de resposta contra publicações do deputado federal André Janones (Avante-MG), aliado de Lula (PT).
A campanha bolsonarista alegava que as postagens se referiam de maneira ofensiva à honra e à imagem do ex-capitão. A peça mencionava adjetivos como “assassino”, “fascista” e “miliciano”.
O relator do processo, Paulo de Tarso Sanseverino, negou o recurso porque a coligação de Bolsonaro não apresentou o texto que pretendia veicular como resposta, o que prejudica o exercício do contraditório pela parte contra a qual se pretende a reparação.
Segundo o magistrado, a omissão também impede a Justiça Eleitoral de fazer uma análise do conteúdo que se pretende publicar, a fim de verificar se ele corresponde à suposta ofensa sofrida.
Sanseverino foi seguido por Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Benedito Gonçalves. Carlos Horbach abriu uma divergência e recebeu o endosso de Sergio Banhos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro se comporta como se fosse um pedófilo, diz Lula ao Flow
Por CartaCapital
Entrevista de Lula ao Flow ultrapassa a marca de 1 milhão de espectadores simultâneos
Por Victor Ohana
Ipespe: Lula tem 6 pontos de vantagem sobre Bolsonaro a 12 dias do 2º turno
Por CartaCapital