Política
Entra Pablo Marçal, sai Paulo Teixeira: TRE-SP retotaliza resultados e reconhece eleição de bolsonarista
Marçal havia tido o seu pedido de registro de candidatura rejeitado pelo TRE-SP no final de setembro
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo retotalizou os resultados do 1º turno nesta sexta-feira 14, por considerar as alterações de julgamento que ocorreram até 13 de outubro.
Os novo resultados não alteram as eleições majoritárias. De acordo com a Corte, o candidato a deputado federal Pablo Marçal (Pros-SP) passa para a condição de eleito.
Além disso, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) saiu da condição de eleito e tornou-se 1º suplente.
Marçal havia tido o seu pedido de registro de candidatura rejeitado pelo TRE-SP no final de setembro, devido à falta de apresentação de documentos. Porém, ele pôde concorrer sub júdice, uma situação em que sua votação (243.037 votos) não foi considerada para a definição dos eleitos.
Uma decisão de 6 de outubro, do TRE-SP, deferiu a candidatura, em embargo de declaração apresentado pelo candidato. Dessa forma, os seus votos foram validados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A diferença de público nos atos de Lula e Bolsonaro no Recife
Por Wendal Carmo
Conheça Lula, na Sardenha, cidade que cultua líderes da esquerda mundial
Por RFI


