Política

Em nova ofensa, Bolsonaro diz que Lula usou o Nordeste para ‘assaltar a Nação’

Na semana passada, o ex-capitão já havia ligado a vitória do petista na região no 1º turno ao analfabetismo

Em nova ofensa, Bolsonaro diz que Lula usou o Nordeste para ‘assaltar a Nação’
Em nova ofensa, Bolsonaro diz que Lula usou o Nordeste para ‘assaltar a Nação’
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar o ex-presidente Lula (PT) utilizando o Nordeste em seu discurso. Na semana passada, o ex-capitão já havia ligado a vitória do petista na região no primeiro turno ao analfabetismo. Nesta sexta-feira 14, durante comício em Duque de Caxias, ele retomou a ofensiva.

“Essa quadrilha não conseguiu levar água para o Nordeste e agora diz que vai dar picanha e cerveja para o povo. Bandidos! Usavam o povo nordestino para roubar e assaltar a Nação”, afirmou Bolsonaro no ato.

Em 5 de outubro, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente citou que Lula “venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo”.

“Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região”, disse Bolsonaro na live.

Na quinta-feira 13, Lula confrontou as declarações ofensivas do presidente sobre o Nordeste. O petista cumpriu agenda com apoiadores em Maceió, capital de Alagoas, ao lado do governador afastado, Paulo Dantas (MDB). Também marcaram presença, entre outros, os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Disputo a eleição com um cidadão que não gosta de nordestino”, afirmou Lula após uma caminhada na Praça dos Martírios, em frente ao Palácio do Governo de Alagoas. “Ele disse que eu só ganho a eleição no Nordeste porque no Nordeste só tem analfabeto. E eu tenho orgulho de ser nordestino.”

No Nordeste, Lula chegou a 67% dos votos válidos no primeiro turno, ante 26,8% de Bolsonaro. O petista também superou o presidente no Norte. Bolsonaro, por sua vez, levou a melhor no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste.

No geral, Lula obteve 48,4% dos votos válidos, contra 43,2% de Bolsonaro. Simone Tebet (MDB) recebeu 4,1% e terminou à frente de Ciro Gomes (PDT), que chegou a 3%. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo