CartaExpressa
TSE determina a suspensão de propaganda do PT que liga Bolsonaro a canibalismo
A Corte manteve decisão liminar que apontou que declaração do ex-capitão, em que ele diz que ‘comeria um índio sem problema nenhum’, foi tirada de contexto
O Tribunal Superior Eleitoral manteve, nesta quinta-feira 13, decisão liminar que determinou a suspensão de propaganda eleitoral do PT que associava o presidente Jair Bolsonaro (PL) a canibalismo.
Na peça publicitária, a coligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utiliza trecho de uma entrevista dada pelo ex-capitão em 2016, em que ele diz que “comeria um índio sem problema nenhum”.
Para a campanha de Bolsonaro, a propaganda usou de “grave e intencional descontextualização” como “estratégia publicitária”.
No vídeo, Bolsonaro conta que em um episódio vivido por ele, um indígena morreu e teria sido “cozinhado” por outros indígenas.
“Morreu um índio, e eles estão cozinhando. Eles cozinham o índio. É a cultura deles”, disse ele.
Em decisão monocrática, o ministro Paulo de Tarso Sanseverino, entendeu que a declaração do presidente foi tirada de contexto.
“Verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada apresenta recorte de determinado trecho de uma entrevista concedida pelo candidato representante, capaz de configurar grave descontextualização”, escreveu o ministro na decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ministra do TSE determina remoção de publicação falsa que associa Lula a ataque ao cristianismo
Por Agência O Globo
TSE determina exclusão de vídeo de Bolsonaro que negava a inocência de Lula
Por CartaCapital



