O novo Congresso e a frente pró-Lula no 2º turno
Thais Reis Oliveira entrevista Marina Silva, ex-ministra de Lula e recém-eleita Deputada Federal pela Rede Sustentabilidade
Marina Silva foi deputada estadual em 1990. Quatro anos depois tornou-se a senadora mais jovem da história do Brasil. E após sua reeleição ao Congresso, foi ministra do Meio Ambiente no primeiro governo Lula e disputou três vezes as eleições presidenciais. Em 2022, eleita deputada federal em São Paulo, ela foi a 12ª mais bem colocada no Estado, com expressivos 237.521 votos. Ela se elege diante do fortalecimento da bancada bolsonarista no Congresso e em meio aos esforços para eleger Lula (PT) no segundo turno. Para tratar deste e de outros assuntos, a editora-executiva Thais Reis Oliveira entrevista ao vivo a ex-ministra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.