CartaExpressa
TSE determina remoção de postagem com fake news de Bolsonaro sobre ‘kit gay’
Segundo ministra, ‘o caso é de reiteração na divulgação de conteúdo já reconhecido como desinformativo e ofensivo’


A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que as redes sociais excluam um post do empresário Pablo Marçal que reproduz um vídeo de Jair Bolsonaro (PL) sobre o suposto “kit gay”.
A gravação, com alegações fraudulentas, já foi utilizada em 2018 na campanha contra Fernando Haddad (PT). Agora, volta a circular entre bolsonaristas na disputa contra Lula (PT). Trata-se, segundo a magistrada, de “desinformação circular”.
“Ou seja, que ganha novo impulso após intervalos de tempo, com a reinserção do conteúdo inverídico em novas narrativas, que são reconstruídas a partir de contextos distintos”, explica ela na decisão”, diz um trecho da peça.
Segundo Bucchianeri, “o caso é de reiteração na divulgação de conteúdo expressa e judicialmente já reconhecido como desinformativo e ofensivo por esta Casa tanto no pleito de 2018, como nas presentes eleições, o que impõe sua imediata remoção”.
A ministra estabeleceu multa de 10 mil reais por dia em caso de descumprimento da decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Podemos decide liberar diretórios para apoiar Lula ou Bolsonaro no 2º turno
Por CartaCapital
Em campanha no 2º turno, Bolsonaro anuncia programa reciclado de renegociação de dívidas da Caixa
Por Agência O Globo
Após rumores de apoio a Bolsonaro, Temer divulga nota sobre o 2º turno sem citar candidatos
Por Getulio Xavier