Política
Transparência Internacional condena apoio de Moro e Dallagnol a Bolsonaro: ‘Desserviço’
Em nota pública, a organização aponta a existência de escândalos de corrupção no governo atual


A Transparência Internacional, organização sediada em Berlim que atua no combate à corrupção, divulgou uma nota em repúdio ao apoio do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) e do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O texto aponta que a dupla se elegeu com a narrativa da luta contra a corrupção, mas ao se aliar ao ex-capitão presta um desserviço ao País.
“A Transparência Internacional Brasil lamenta profundamente que agentes que efetivamente atuaram no enfrentamento a imensos esquemas de corrupção empresarial e política, com ramificações em dezenas de países, emprestem sua imagem à promoção de forças políticas corruptas e autoritárias no Brasil”, diz a nota. “O discurso da luta contra a corrupção é sequestrado para viabilizar projetos autoritários de poder”.
O documento ainda aponta a existência de escândalos no governo atual. “Desde 2019, a Transparência Internacional vem documentando e denunciando inúmeros episódios de corrupção no governo Bolsonaro e as vastas evidências de crimes cometidos pelo próprio presidente da República e seus familiares”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.