CartaExpressa
Autor do impeachment de Dilma reforça apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro
Miguel Reale Júnior destacou ‘a capacidade de governar e a capacidade de conciliar’ do petista


O ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior reforçou, nesta quarta-feira 5, seu apoio ao ex-presidente Lula (PT) no segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL), a ser disputado em 30 de outubro. O jurista foi um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT).
Reale Júnior já havia se manifestado em defesa do voto em Lula no primeiro turno, sob a avaliação de que seria “fundamental para a vida brasileira que se elimine o mais rapidamente possível os riscos que se corre com a candidatura do Bolsonaro”.
Agora, em novo comunicado, o jurista afirma que “devemos estar juntos” a fim de “impedir que o País seja, novamente, dominado pelo obscurantismo”.
Segundo ele, “queremos um país em que exista a liberdade da troca de ideias, de diversidade, de pluralidade, de criação cultura, e não um país do obscurantismo, do atraso e das ideias feitas e da fake news“.
“Nós queremos transparência. Transparência que não existe no orçamento secreto. Transparência que não existe no sigilo decretado para atos dos parentes por cem anos. Transparência que não existe na compra de imóveis com dinheiro vivo. Isto que nós queremos, e isto nós vamos obter com Lula no poder, porque Lula demonstrou capacidade de governar e capacidade de conciliar. Ele irá conciliar. É isto que nós precisamos. Estarmos juntos, nos mantermos juntos. Agora e depois.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula indica foco em comícios no 2º turno e impõe limite a debates na TV
Por CartaCapital
Entre Lula e Bolsonaro, Temer ficará neutro, diz Helder Barbalho
Por Victor Ohana
Ipec: Lula tem 51%, contra 43% de Bolsonaro na 1ª pesquisa do 2º turno
Por CartaCapital
Persio Arida, um dos criadores do Plano Real, declara voto em Lula contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Tebet confirma apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro: ‘Não cabe a omissão da neutralidade’
Por CartaCapital