Política
Ipespe: no Ceará, Elmano e Capitão Wagner estão tecnicamente empatados
Na reta final de campanha, o petista reverteu uma desvantagem significativa e aparece na dianteira numérica do levantamento


Elmano Freitas (PT) está numericamente na dianteira da disputa pelo governo do Ceará. Ao todo, segundo a pesquisa do instituto Ipespe divulgada neste sábado pré-eleitoral, o petista tem 39% dos votos válidos. O resultado o coloca em empate técnico com Capitão Wagner (União Brasil), que tem 37%.
Os dois estão mais de 10 pontos à frente de Roberto Cláudio (PDT), que tem apenas 23% dos votos válidos neste momento. Há ainda 1% de menções a Zé Batista (PSTU).
Na pontuação geral, de votos totais, que consideram brancos e nulos, Elmano tem 33%, ante 31% de Wagner e 20% de Cláudio. Os resultados mostram que, em pouco mais de uma semana, Elmano cresceu 5 pontos percentuais, enquanto Wagner viu seu grupo de apoiadores se reduzir em 6 pontos. O pedetista, por sua vez, oscilou 1 ponto positivamente.
Há ainda o monitoramento da modalidade espontânea, na qual não são apresentadas opções de candidaturas aos entrevistados. Neste caso, Elmano totaliza 26%, ante 23% de Capitão Wagner. Assim como na pesquisa estimulada, o petista saltou 5 pontos percentuais. A queda do bolsonarista, neste caso, é menor: 4 pontos. Há ainda uma oscilação de 3 pontos para cima para Roberto Cláudio, que soma 14%.
Segundo turno
Elmano também aparece em vantagem na simulação de segundo turno no estado. Ele tem, segundo o Ipespe, 55% de votos válidos na disputa direta com Capitão Wagner, que tem apenas 45%. Os mesmos percentuais são observados quando ele é confrontado com o pedetista. Já em um cenário sem Elmano, os resultados apontam vitória de Wagner por 55% a 45% sobre Roberto Cláudio.
Rejeição
Ainda na pesquisa, é possível ver os níveis de rejeição a cada um dos candidatos. Wagner lidera neste quesito, com 40% de rejeição ao seu nome, Elmano soma 22% e Roberto Cláudio tem 17%.
A pesquisa
Para chegar aos dados divulgados nesta véspera de eleição, o instituto Ipespe ouviu, por telefone, mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. A pesquisa foi contratada pelo jornal O Povo, tem margem de erro de 3,2 pontos percentuais e um nível de confiança de 95,45%. Na Justiça Eleitoral, os registros são: CE-07388/2022 e BR-02064/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Real Time: Elmano de Freitas se consolida na liderança pelo governo do Ceará
Por CartaCapital
No Ceará, Elmano salta 10 pontos e empata com Capitão Wagner, diz Paraná Pesquisas
Por CartaCapital