Mundo
Atentado contra centro de ensino de Cabul deixou 35 mortos, afirma ONU
Na sexta-feira 29, outro atentado envolvendo um homem bomba na capital afegã deixou 20 mortos


O ataque suicida contra um centro de ensino em Cabul na sexta-feira matou 35 pessoas, informou neste sábado 30 a Missão de Assistência das Nações Unidas no Afeganistão (UNAMA).
“O balanço atualizado do ataque é de pelo menos 35 mortos e 82 feridos”, afirmou a UNAMA.
Um homem-bomba detonou a carga explosiva na manhã de sexta-feira em um centro de preparação de estudantes para os exames de admissão às universidades em um bairro da capital afegã com forte presença da minoria xiita hazara. Esta comunidade foi historicamente oprimida e alvo de ataques violentos nos últimos anos.
O balanço anterior da polícia de Cabul registrava 20 mortos e 27 feridos. Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque contra o Centro de Ensino Kaaj.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.