CartaExpressa
Ayres Britto, ex-ministro do STF, declara voto em Lula no 1º turno
O petista ‘jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica’, destacou o magistrado aposentado


O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto anunciou, nesta quinta-feira 29, que votará em Lula (PT) no pleito presidencial.
“Nesta eleição presidencial já afunilada para dois candidatos, eis a pergunta central: diante de quem a democracia está certa de não sofrer o menor atentado? Resposta: de quem jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica. No caso, Lula, que terá meu voto”, escreveu nas redes sociais.
Ayres Britto se junta aos ex-ministros do STF Joaquim Barbosa – relator do julgamento do “mensalão”, em 2012 -, Celso de Mello e Carlos Velloso, que já haviam declarado voto em Lula.
Nesta eleição presidencial já afunilada para dois candidatos, eis a pergunta central: diante de quem a democracia está certa de não sofrer o menor atentado? Resposta: de quem jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica. No caso, Lula, que terá meu voto.
— Carlos Ayres Britto (@ayres_britto) September 29, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.