Política

No Ceará, Elmano salta 10 pontos e empata com Capitão Wagner, diz Paraná Pesquisas

Antes em desvantagem, o candidato do PT passou a aparecer numericamente na dianteira na sondagem divulgada nesta quarta-feira 28

No Ceará, Elmano salta 10 pontos e empata com Capitão Wagner, diz Paraná Pesquisas
No Ceará, Elmano salta 10 pontos e empata com Capitão Wagner, diz Paraná Pesquisas
Elmano e Capitão Wagner. Fotos: Reprodução/Redes Sociais e Agência Câmara
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, cresceu 10 pontos percentuais em apenas 15 dias, chegando a 33,3%, segundo a mais recente pesquisa do instituto Paraná Pesquisas. Com o resultado, ele ultrapassou numericamente Capitão Wagner (União Brasil) e Roberto Cláudio (PDT), que lideravam a pesquisa anterior, mas recuaram nesta quarta-feira 28.

Os 33,3% de Elmano representam, neste momento, um empate técnico com Capitão Wagner na disputa pelo governo do estado. O bolsonarista tem, segundo o instituto, 33,1%. Na pesquisa anterior os seus apoiadores somavam 36,8%.

Cláudio, que aparecia há 15 dias com 24,4%, soma apenas 18,8% nesta quarta-feira. O recuo do pedetista fez com que ele deixasse a segunda posição e passasse a ocupar o terceiro lugar no levantamento. Chico Malta (PCB), Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) têm menos de 1% dos votos.

Ainda de acordo com o instituto, Elmano também figura na liderança numérica no cenário espontâneo, quando não são apresentadas opções de candidaturas aos entrevistados. Neste caso, o petista soma 20,3%, ante 19,7% de Capitão Wagner. Roberto Claúdio tem 10,2%.

Senado Federal

A pesquisa ainda monitorou a preferência dos eleitores do Ceará para a vaga de senador. Camilo Santana (PT) lidera com folga. Ele tem, segundo o instituto, 62,5% das intenções de voto no cenário estimulado. A segunda colocada, Kamila Cardoso (Avante), tem apenas 14,5%. Há ainda 4,4% de menções a Erika Amorim (PSD).

Camilo também aparece na dianteira no cenário espontâneo. Neste caso, o ex-governador tem 32,9% da preferência dos eleitores, ante 8% de Kamila e 1,9% de Erika. Há ainda 0,1% para Carlos Silva (PSTU).

A pesquisa

A pesquisa entrevistou presencialmente 1.540 eleitores do Ceará. A margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral, o registro é o CE-05327/2022. Veja a íntegra:

Midia_CE_Estadual

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo