Política
Na Bahia, Lula tem três vezes mais eleitores do que Bolsonaro, mostra pesquisa Atlas
Ex-presidente variou dois pontos para cima enquanto Bolsonaro viu seu grupo de apoiadores oscilar dois pontos para baixo


O ex-presidente Lula (PT) tem 68,6% das intenções de voto entre os eleitores da Bahia, segundo a mais nova rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo jornal A Tarde. No levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com apenas 22,8% da preferência dos eleitores locais. A pesquisa foi divulgada nesta terça-feira 27.
Os resultados mostram que, no estado, Lula alcança três vezes mais apoiadores do que Bolsonaro. A vantagem, que já era de 42 pontos percentuais na semana passada, se ampliou nesta terça, chegando a quase 46 pontos percentuais. Segundo os dados, Lula variou 2 pontos positivamente, enquanto Bolsonaro viu seu grupo de apoiadores oscilar 2 pontos para baixo.
Nos dados gerais do levantamento, quem ocupa o terceiro lugar na pesquisa é Ciro Gomes (PDT), que tem 4,5% da preferência dos eleitores baianos. Em seguida aparece Simone Tebet (MDB), com 2%. Juntos, todos os demais candidatos somam menos do que 1% dos votos.
No monitoramento no estado, Lula também aparece com vantagem nas projeções para o segundo turno. Caso seja necessária uma disputa direta com Bolsonaro, o petista teria 71,1% das intenções de voto entre os eleitores da Bahia, ante 24,8% do ex-capitão. Se o embate for com Ciro Gomes, Lula venceria por 66,5%, contra 19,3%.
Por fim, a pesquisa ainda questionou os eleitores baianos sobre suas preferências caso Lula não esteja no segundo turno. Neste caso, quem levaria vantagem é Ciro, que aparece com 54,3% das intenções de voto, ante 24,2% de Bolsonaro.
A pesquisa
Para chegar aos resultados, a pesquisa entrevistou, digitalmente, 1.600 eleitores da Bahia entre os dias 22 e 26 de setembro. O levantamento foi contratado pelo jornal A Tarde, tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Na Justiça Eleitoral o registro da pesquisa é o BA-04292/2022. Veja a íntegra:
Pesquisa Atlas e A Tarde – Eleições 2022 Bahia (22-26_09_2022)Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.