Mundo
Protestem, fujam ou se rendam, diz Zelensky a russos após mobilização de reservistas
Segundo o presidente da Ucrânia, o Kremlin se prepara para mobilizar ‘até um milhão de homens’


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, instou nesta quinta-feira 22 os russos a “protestar” contra a mobilização de reservistas anunciada pelo Kremlin ou a se “render” às forças de Kiev.
“Cinquenta e cinco mil soldados russos morreram nesta guerra em seis meses (…) Querem mais? Não? Então, protestem! Lutem! Fujam! Ou se rendam” ao exército ucraniano, disse Zelensky, em russo, em uma mensagem por vídeo. “São suas opções de sobrevivência.”
Segundo Zelensky, as autoridades russas estavam se preparando para mobilizar “até um milhão de homens”. Oficialmente, Moscou anunciou na véspera a mobilização de 300 mil reservistas.
Mais de 1.300 pessoas foram detidas na quarta-feira 21 em toda a Rússia durante protestos contra a mobilização, segundo a ONG OVD-Info.
O anúncio da mobilização também provocou uma afluência de russos que queriam deixar o país, com filas nas fronteiras terrestres de vários países.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rússia está pronta para defender territórios com armas nucleares, afirma Medvedev
Por CartaCapital
Zelensky exige na Assembleia-Geral da ONU uma ‘punição justa’ para a Rússia
Por AFP
Ucrânia ‘destruirá’ russos mobilizados para lutar, diz comandante do Exército
Por CartaCapital