CartaExpressa
Lula defende MST em entrevista ao Canal Rural e diz que o movimento está ‘preocupado em produzir’
O petista reforçou que ‘pouquíssimas terras produtivas foram invadidas neste País’
O ex-presidente Lula (PT), líder das pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto, defendeu nesta quarta-feira 21, em entrevista ao Canal Rural, a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
Questionado sobre a “vinculação” do PT e de outros partidos de sua aliança com movimentos sociais, Lula afirmou que “pouquíssimas terras produtivas foram invadidas neste País”.
Ele reforçou que quando os sem terra “invadiam” uma propriedade, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária avaliava se a área era produtiva. Se fosse improdutiva, “o Estado pagava pela terra”, acrescentou o petista.
“Hoje, os sem terra estão preocupados em produzir, em organizar cooperativas, inclusive em chegar ao mercado externo. No nosso período de governo, disponibilizamos 52 milhões de hectares para assentamento de quase 700 mil famílias. E isso tudo tranquilo, fazendo com que o Estado pegasse a terra e pagasse por ela. Se o cidadão invadir uma terra produtiva, pode ficar certo de que a Justiça vai tirá-lo.”
Também nesta quarta, em entrevista a CartaCapital no YouTube, o deputado federal Neri Geller (PP-MT), candidato ao Senado, defendeu a atuação do MST e disse que “não precisamos ter medo nenhum” da organização.
Expoente da bancada ruralista, Geller é vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária na Câmara, foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso e apoia Lula, colaborando para que o petista se aproxime dos produtores rurais.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Autor do impeachment de Dilma anuncia apoio a Lula: ‘É fundamental salvaguardar o País’
Por Leonardo Miazzo e Victor Ohana
Tucanos de Goiás anunciam apoio a Lula no 1º turno: ‘não podemos arriscar a democracia’
Por Leonardo Miazzo
Prédio com bandeira de Lula é atingido por tiros no Recife
Por Marco Zero Conteúdo



