CartaExpressa
TSE nega pedido de Bolsonaro e mantém no ar propaganda de Lula sobre ‘vitória em todos os processos’
Ministro anotou que a inserção ‘não transmite, como alegado, informação gravemente descontextualizada ou suportada por fatos sabidamente inverídicos’


O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral, rejeitou um pedido da campanha de Jair Bolsonaro (PL) pela retirada do ar de uma propaganda de Lula a mencionar que o petista “venceu todos os processos”.
Na inserção contestada, a campanha de Lula ainda afirma que sua prisão “foi uma grande armação política para tirá-lo das eleições de 2018” e que ele “foi preso sem crime e sem provas”. Para os bolsonaristas, trata-se de “informação sabidamente falsa”.
Ao rejeitar a demanda, Sanseverino anotou que a propaganda “não transmite, como alegado, informação gravemente descontextualizada ou suportada por fatos sabidamente inverídicos, a ponto de justificar a interferência desta Justiça especializada”.
O magistrado também destacou a anulação das condenações de Lula na Lava Jato pelo Supremo Tribunal Federal.
“Tanto é assim que, restaurado o pleno exercício de seus direitos políticos, o seu registro de candidatura ao cargo de presidente da República para as eleições de 2022 foi deferido, não havendo condenação por órgão colegiado a impedir-lhe a disputa neste pleito.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Atlas: vantagem de Lula sobre Bolsonaro no 1º turno cresce e chega a 10 pontos
Por CartaCapital
VÍDEO: Cesar Maia, ex-prefeito do Rio, declara apoio a Lula
Por CartaCapital
Líder da corrida eleitoral, Lula tem encontro marcado com o Departamento de Estado dos EUA
Por Leonardo Miazzo