CartaExpressa
TCU fará a checagem de 4.161 urnas no dia da eleição
Os Boletins de Urnas serão comparados com as informações divulgadas no site do TSE


O Tribunal de Contas da União fará a checagem de 4.161 urnas na eleição deste ano nos 26 estados e no Distrito Federal. Os equipamentos serão escolhidos aleatoriamente.
Auditores do TCU buscarão nas seções eleitorais as vias impressas dos Boletins de Urna, a fim de comparar a informação dos documentos com os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Na sequência, o TCU prestará informações ao TSE sobre a amostra selecionada, após a conclusão dos procedimentos de totalização e recebimento dos dados.
“Com essa ação, o TCU atestará que a informação exposta ao público na seção eleitoral é a mesma que é totalizada pelo TSE e que compõe o resultado final da eleição”, disse em nota a Justiça Eleitoral nesta sexta-feira 16.
Em julho, após três rodadas de auditoria, técnicos do TCU concluíram que os mecanismos de gestão de riscos adotados pelo TSE para evitar “incidentes graves”, como ataques cibernéticos, e garantir uma eleição segura neste ano estão adequados, além de seguirem “boas práticas internacionais”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

7 de Setembro: Deputado pede ao TSE o bloqueio da conta de campanha de Bolsonaro
Por Alisson Matos
Entidades pedem ao TSE esclarecimento sobre projeto que inclui biometria nos testes das urnas
Por CartaCapital
TSE autoriza candidatura de Padre Kelmon, do PTB, à Presidência da República
Por CartaCapital