Política

Quaest: No Rio, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados

De julho para cá, o ex-capitão conseguiu reverter uma desvantagem para Lula no estado e aparece numericamente na dianteira da disputa

Quaest: No Rio, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados
Quaest: No Rio, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados
Lula e Bolsonaro se confrontaram em debate na Band. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu reverter a desvantagem numérica que tinha para Lula (PL) no Rio de Janeiro. Segundo a nova rodada da pesquisa Quaest com os eleitores do estado, divulgada nesta quinta-feira 15, o ex-capitão tem 40% das intenções de voto, ante 36% do petista. O resultado é considerado um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de 2,5 pontos percentuais.

Em julho, Lula tinha 39%, contra 34% de Bolsonaro. Segundo Felipe Nunes, cientista político e CEO da Quaest, a mudança no cenário se deve ao peso do voto religioso no estado:

“Bolsonaro chegou a 55% do voto evangélico e a 33% do voto católico. Um desempenho superior ao que é observado nacionalmente no grupo católico e um desempenho próximo do nacional nos evangélicos”, destaca.

Há ainda, segundo o pesquisador, uma sensação de melhora econômica por parte dos eleitores do RJ. De julho para cá, caiu drasticamente o percentual de entrevistados que diziam que sua capacidade de pagar contas havia piorado. Naquele mês eram 65% e hoje são 49%. Na ponta de quem alega ter sentido melhora, o percentual subiu de 17% para 24%. Os índices, diz o pesquisador, contribuíram para o desempenho eleitoral registrado pelo ex-capitão.

Os fatores fazem com que, assim como na pesquisa nacional, a disputa fique centrada entre Lula e Bolsonaro. Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar, tem só 8% dos votos, 2 pontos a mais do que tinha nos levantamentos anteriores. Há ainda 5% de indicações de voto para Simone Tebet (MDB).

Segundo turno

No Rio de Janeiro, berço político do bolsonarismo, o ex-capitão também aparece na dianteira numérica da pesquisa em caso de segundo turno. Bolsonaro tem, segundo a Quaest, 45% dos votos, ante 44% de Lula em uma disputa direta entre os dois.

A pesquisa

Para chegar aos resultados desta quinta-feira, a Quaest ouviu 1.500 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 13 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa foi registrado na Justiça Eleitoral como RJ-06349/2022 e BR-01798/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo