CartaExpressa
TSE dá 5 dias para Bolsonaro apresentar defesa sobre abuso de poder no 7 de Setembro
Braga Netto também deve se manifestar sobre ação apresentada pelo PDT


O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral, estabeleceu nesta sexta-feira 9 o prazo de cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu candidato a vice, Walter Braga Netto, apresentarem sua defesa no âmbito de uma ação do PDT sobre abuso de poder político e econômico no 7 de Setembro.
“Em primeira análise, a petição inicial preenche os requisitos de admissibilidade”, escreveu o ministro.
O PDT argumenta que Bolsonaro usou o evento para a promoção de sua candidatura. No documento, a legenda estende a contestação a Braga Netto.
A ação pede que Bolsonaro fique inelegível por oito anos, além da “denegação do registro de candidatura ou a cassação do diploma”.
“Além do uso da estrutura do evento (palanque, veiculação através da TV Brasil), que foi custeado com o erário, o primeiro investigado cumprimentou pessoas, posou para fotos com aliados e, em discurso realizado de cima de um trio elétrico, conclamou apoiadores a votarem nele no primeiro turno e convencer aqueles que pensam ‘diferente de nós’, diz um trecho do documento. “Observa-se, a partir da análise do discurso proferido pelo primeiro Investigado, que houve pedido explícito de votos, bem como utilização maciça do slogan de campanha eleitoral.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: Metade da população afirma nunca confiar no que diz Bolsonaro
Por CartaCapital
Datafolha: Bolsonaro interrompe evolução na aprovação após o 7 de Setembro
Por CartaCapital
Mesmo quem não gosta de Lula tem a tarefa histórica de derrotar Bolsonaro, diz Sâmia Bomfim
Por Victor Ohana e Getulio Xavier