Política
Ipec: Lula tem 50% dos votos válidos no 1º turno, contra 35% de Bolsonaro e 9% de Ciro
A decisão da eleição sem necessidade de 2º turno permanece dentro da margem de erro


Uma pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira 5, encomendada pela TV Globo, mostra que Lula (PT) teria 50% dos válidos no primeiro turno se a eleição acontecesse hoje, contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). O cenário é de estabilidade na comparação com a rodada anterior, de 29 de agosto.
Neste cenário, em que são excluídos os votos nulos e brancos e os eleitores indecisos, Ciro Gomes (PDT) marcaria 9% e Simone Tebet (MDB) chegaria a 4%.
A possibilidade de vitória do petista no primeiro turno está dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.
Ao considerar os votos totais, o Ipec aponta que a vantagem de Lula é de 13 pontos no primeiro turno: 44% a 31%. No último levantamento, a diferença era de 12 pontos: 44% a 32%. Ciro somava 7% e agora tem 8%, enquanto Tebet tinha 3% e agora vai a 4%.
Em um eventual segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 16 pontos: 52% a 36%. Na comparação com o último levantamento, o petista oscilou dois pontos para cima, enquanto o presidente oscilou um ponto para baixo.
Bolsonaro continua a ser o candidato mais rejeitado. 49% responderam que não votariam nele de jeito nenhum (eram 47%). O índice de Lula permanece em 36%. Ciro (17%) e Tebet (8%) vêm na sequência.
Avaliação do governo
Os níveis de aprovação e desaprovação do governo Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro na última semana.
43% consideram a atual gestão ruim ou péssima, enquanto 30% a classificam como boa ou ótima. Até a semana passada, os índices eram, respectivamente, de 43% e 31%.
O Ipec entrevistou 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-00922/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipec: Lula tem 16 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 2º turno
Por CartaCapital
Ipec: Lula lidera com 44%; Bolsonaro oscila para baixo e tem 31%
Por CartaCapital
Padre Júlio Lancellotti: ‘Não entrem em fake news. Lula não fecha igreja’
Por CartaCapital