Política
Paraná Pesquisas: apoiado por Bolsonaro, Capitão Wagner lidera corrida pelo governo no Ceará
Quase metade dos eleitores do estado, contudo, ainda não tem candidato ao governo definido


Uma sondagem do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira 5, mostra que o bolsonarista Capitão Wagner, do União Brasil, é o preferido para ocupar o governo do estado do Ceará.
O candidato registrou agora 37,5% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ante os 40,1% apontados pela mesma pesquisa em agosto, mas segue bem à frente dos demais adversários.
Roberto Claudio (PDT) fica em segundo lugar, com 24,3%, seguido de Elmano Freitas (PT), com 20,9% das intenções de voto.
No cenário espontâneo, entretanto – quando não é apresentado ao eleitor uma lista de candidatos – 48,2% dos entrevistados respondeu que não sabe em qual candidato votará ou preferiu não responder à pesquisa.
Apesar de a porcentagem de indecisos ter diminuído desde maio, quando 72% ainda não havia escolhido seu candidato, o percentual, há menos de um mês do pleito, ainda é considerado muito alto.
A pesquisa também apontou Camilo Santana é o preferido para ocupar uma vaga no Senado pelo estado, com 65,2% das intenções de voto.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º CE-04136/2022 e entrevistou pessoalmente 1.540 eleitores, em 60 municípios do estado, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipec: Lula lidera com folga no Ceará; Ciro e Bolsonaro empatam tecnicamente
Por CartaCapital
Paraná Pesquisas: No Ceará, Camilo soma 62,4% e dispara como favorito ao Senado
Por Getulio Xavier