CartaExpressa
PoderData: 54% não votariam em candidato que não acredita em Deus
O índice dos que rejeitam esse voto é maior entre evangélicos, aponta o levantamento


Uma pesquisa PoderData realizada nesta semana aponta que 54% dos eleitores brasileiros não votariam em um candidato que não crê em Deus, enquanto 37% votariam e 9% não sabem.
65% dos evangélicos negariam o voto a um candidato que não crê em Deus e 25% votariam. Entre os católicos, os índices são, respectivamente, de 54% e 38%.
O levantamento indica uma correlação entre esses recortes e a intenção de voto na eleição presidencial. Se o Brasil fosse dividido nesses dois grupos, a população que votaria em um candidato que não crê em Deus elegeria Lula (PT) no primeiro turno, com 64%. O outro lado reelegeria Jair Bolsonaro (PL), com 55%.
O PoderData entrevistou por telefone 3.500 eleitores em 308 municípios nas 27 unidades da Federação, entre 28 e 30 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06922/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ipec: Lula tem 8 pontos de vantagem sobre Bolsonaro entre eleitores do RS
Por CartaCapital
Datafolha: Lula continua a liderar com folga entre beneficiários do Auxílio Brasil
Por CartaCapital