CartaExpressa
Sérgio Camargo, ex-Palmares, abre processo contra André Janones por injúria racial
Nos bastidores do debate na Band, o ex-presidente da Fundação Palmares foi chamado de ‘capitão do mato, racista e vagabundo’ pelo deputado


O ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo (PL-SP), abriu processo nesta segunda-feira 29 contra o deputado André Janones (Avante-MG) após discussão durante os bastidores do debate presidencial na Band. Na ocasião, Janones chamou Camargo de “racista”, “capitão do mato” e “vagabundo”.
Nova briga nos bastidores do debate: André Janones x Sergio Camargo. Após ser provocado, o aliado de Lula chamou o ex-presidente da Fundação Palmares de “racista”, “capitão do mato” e “vagabundo” . pic.twitter.com/w7uYnGYQlN
— mtstom24 (@tomth2497) August 29, 2022
Em sua conta no Twitter, Camargo, que também é candidato a deputado federal, anunciou a ação e disse que “a peça está pronta e muito bem estruturada”. E repetiu o mesmo discurso usado quando foi exonerado da Fundação: “Negros não precisam ser de esquerda. Negros são livres”. Durante a sua saída ainda debochou, dizendo-se “o terror dos afromimizentos [sic]”.
Nos bastidores do debate, Janones também protagonizou outro bate-boca com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL-SP) e com o vereador Nikolas Ferreira (PL-MG).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Conselho Nacional do MP suspende procurador que chamou Bolsonaro de ‘idiota’ e ‘genocida’
Por Agência O Globo
Patricia Pillar defende Ciro de ataques de Bolsonaro: ‘Não me deve nada’
Por CartaCapital
Leia a íntegra da decisão em que Moraes autorizou a operação contra empresários bolsonaristas
Por CartaCapital