CartaExpressa

Gilmar diz que Moraes não cometeu ‘ato abusivo’ ao autorizar ação da PF contra empresários

O ministro disse ainda haver ‘grande incompreensão’ em relação à decisão de Moraes, que segue sob sigilo

Gilmar diz que Moraes não cometeu ‘ato abusivo’ ao autorizar ação da PF contra empresários
Gilmar diz que Moraes não cometeu ‘ato abusivo’ ao autorizar ação da PF contra empresários
O ministro Gilmar Mendes, do STF. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, defendeu, nesta sexta-feira 26, a decisão de Alexandre de Moraes que autorizou a ação da Polícia Federal contra empresários que se manifestaram a favor de um golpe de estado em um grupo de mensagens.

“Tenho confiança que o ministro Alexandre se louvou de informações consistentes e que não cometeu nenhum ato abusivo, e isso ficará esclarecido”, disse a jornalistas no Rio de Janeiro.

O ministro disse ainda haver ‘grande incompreensão’ em relação à decisão de Moraes, que segue sob sigilo. “Daqui a pouco vão revelar todos os fundamentos, as investigações estão em curso”, completou.

Questionado sobre se o teor das mensagens dos empresários pode configurar crime, Mendes avaliou: “Se as pessoas iniciam atos preparatórios para fazer um ataque a uma instituição ou um ato terrorista não é uma mera conversa. Por isso acho bom a gente esperar um pouco“.

A operação da PF com mandados e busca e apreensão mirou oito empresários envolvidos em uma conversa que defendia um possível golpe de estado em caso de vitória de Lula nas eleições.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo