CartaExpressa
Lula gerou mais engajamento do que Bolsonaro e Ciro no Jornal Nacional, mostra levantamento
Segundo monitoramento, 15 milhões de pessoas foram impactadas nas redes sociais com postagens sobre a entrevista do ex-presidente
A participação do ex-presidente Lula (PT) no Jornal Nacional, da TV Globo, gerou mais engajamento nas redes sociais do que as sabatinas com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e com Ciro Gomes (PDT).
Um monitoramento realizado por Felipe Nunes, diretor do instituto Quaest, mostra que 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista durante sua exibição. A informação é do jornal O Globo.
De acordo com o levantamento, o valor é 66% maior do que o da entrevista de Bolsonaro, que teve 9 milhões, e 7,5 vezes maior do que o de Ciro, que teve 2 milhões de reações.
Durante a sabatina do petista, as palavras mais citadas foram “bobo da corte”, “orçamento secreto” e “combate ‘à corrupção”. A classificação das menções foi: 48% positivas e 52% negativas. Bolsonaro 35% positivas e 65% de negativas, e Ciro ficou com 54% de positivas e 46% de negativas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
No Jornal Nacional, Lula ganhou e Bolsonaro empatou, avalia cientista político
Por Leonardo Miazzo
O desempenho de Lula no Jornal Nacional, segundo um dirigente do PT
Por Leonardo Miazzo
‘O Bolsonaro não manda nada, é refém do Congresso Nacional’, diz Lula no JN
Por Victor Ohana


