CartaExpressa

MP Eleitoral aprova candidatura de Pazuello, ex-ministro da Saúde

Se autorizado pela Justiça Eleitoral, o ex-ministro da Saúde concorrerá ao cargo de deputado federal

MP Eleitoral aprova candidatura de Pazuello, ex-ministro da Saúde
MP Eleitoral aprova candidatura de Pazuello, ex-ministro da Saúde
EDUARDO PAZUELLO. FOTO: CAROLINA ANTUNES/PR
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer favorável ao pedido de registro de candidatura do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Filiado ao PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, o general vai ser candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro. 

Para registro oficial de sua candidatura, contudo, falta ainda a autorização da Justiça Eleitoral. Nos documentos enviados ao órgão, Pazuello declarou um patrimônio de 1,3 milhão de reais. 

O parecer do MPE diz que ficou “demonstrado o preenchimento das condições de elegibilidade” e que não há “notícia de eventual incompatibilidade de quaisquer das hipóteses de in ordenamento jurídico”.

Enquanto ministro, Pazuello foi autuado por improbidade administrativa na gestão da crise de Covid-19 em Manaus. A falta de oxigênio levou à morte por asfixia de vários pacientes, mas terminou absolvido por conta de uma mudança na lei. A aposta no suposto ‘tratamento precoce’ e o atraso no cronograma de vacinação também marcaram negativamente sua gestão. 

Até abril, mês da sua filiação, ele ocupava o cargo de assessor de Assuntos Estratégicos da Presidência, a exoneração aconteceu para que ele pudesse pleitear uma cadeira na Câmara. Nesta posição, Pazuello foi questionado pela ausência de eventos em sua agenda oficial de trabalho por mais de um mês. 

O general também participou da elaboração do programa de governo de Bolsonaro, as sugestões abordaram as questões de saúde a serem priorizadas pelo presidente e passaram pelo crivo do coordenador da campanha, o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo