Mundo

Líderes ocidentais reafirmam preocupação com segurança nuclear na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou na sexta-feira a inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no local, a maior das quatro usinas ucranianas

Central da usina nuclear ucraniana alvo de ataques. Foto: Ed Jones/AFP
Apoie Siga-nos no

Líderes do Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha destacaram neste domingo 21, durante uma conversa telefônica, a necessidade de garantir a segurança das instalações nucleares ucranianas diante da invasão russa, relata um porta-voz de Boris Johnson.

“Num apelo conjunto, o primeiro-ministro, presidente (Joe) Biden, o presidente (Emmanuel) Macron e o chanceler (Olaf) Scholz destacaram o forte compromisso em apoiar Ucrânia diante da invasão russa”, indica Downing Street em um comunicado.

“Eles enfatizaram a importância de garantir a segurança das instalações nucleares e saudaram as recentes discussões para permitir o envio de uma missão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) à usina Zaporíjia”, acrescenta o comunicado.

O presidente russo, Vladimir Putin, autorizou na sexta-feira 19 a inspeção da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no local, a maior das quatro usinas ucranianas, à beira do rio Dniepre, região ocupada desde março pelas forças russas.

A continuidade dos combates nesta área, nos quais Moscou e Kiev negam responsabilidade, levanta temores de um acidente

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo