Saúde
Vitamina B12 atenua inflamações causadas pela Covid, aponta pesquisa da Fiocruz
O trabalho em nível laboratorial atesta que a vitamina ajuda a regular a expressão dos genes inflamatórios e a resposta antiviral de pacientes com casos moderados e graves


Uma pesquisa realizada pela Fiocruz Minas aponta que a vitamina B12 pode ser utilizada como um complemento terapêutico em pacientes com casos moderados e graves de Covid-19. Segundo os pesquisadores, a vitamina é capaz de regular processos inflamatórios que levam ao agravamento da infecção.
Para chegar à conclusão, os estudiosos compararam amostras de sangue de pacientes hospitalizados com a doença em nível moderado ou grave a amostras de pacientes saudáveis, sem Covid-19, levando em conta a expressão de leucócitos, células ligadas à defesa do organismo.
Ainda que sob o tratamento com corticoides, os pacientes com Covid-19 apresentavam expressão alterada de muitos genes, ao passo que, quando introduzida a vitamina, a expressão dos genes inflamatórios e de resposta antiviral dos pacientes se aproximou à dos indivíduos saudáveis, apontando a eficácia da vitamina para o controle da inflamação.
A fim de atestar a segurança da B12, a equipe da pesquisa recorreu ao tratamento com a vitamina nas amostras de indivíduos saudáveis e constatou que não houve nenhuma alteração nos níveis de expressão dos genes avaliados.
O trabalho se deu em nível laboratorial, mas são necessários testes clínicos em pacientes com infecções moderadas e graves de Covid-19 para assegurar a eficácia do medicamento. Até que se comprove o benefício, o uso não é recomendando cientificamente. Caso se confirme a conclusão, a vitamina B12 pode vir a compor as medicações utilizadas no tratamento da doença.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Covid-19: Anvisa aprova fim do uso obrigatório de máscaras em voos e em aeroportos
Por Agência O Globo
Anvisa decide liberar a aquisição de medicamentos e vacinas sem registro contra a Monkeypox
Por CartaCapital