CartaExpressa
OMS abre consulta pública para rebatizar a Monkeypox e evitar estigmatização
Um plataforma no site da organização continua a coletar sugestões
A Organização Mundial da Saúde abriu uma consulta pública em seu site para rebatizar a Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos. O anúncio, feito pela OMS na terça-feira 16, é uma tentativa de encontrar uma nomenclatura menos estigmatizante para a doença, que vem avançando no mundo.
O nome “varíola dos macacos” surgiu porque o vírus foi originalmente identificado em macacos mantidos para pesquisa na Dinamarca em 1958, mas a doença é encontrada em vários animais. A descoberta em humanos ocorreu em 1970, na República Democrática do Congo, com a propagação desde então limitada principalmente a certos países da África Ocidental e Central, onde é endêmica.
A partir de maio deste ano, no entanto, o que se viu foi a propagação do vírus pelo mundo, com a confirmação de mais de 31 mil casos e 12 mortes, segundo levantamento da OMS. A organização designou o surto como uma emergência sanitária global. A doença causa febre, dores musculares e lesões cutâneas.
O alerta é de que o termo atual pode ser estigmatizante para o continente africano e para os primatas, que deram nome à doença mas desempenham papel secundário em sua propagação. Recentemente, foram relatados casos no Brasil de pessoas atacando macacos por medo de doenças.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


