Política

Dirigente do PT vê boas notícias no Datafolha e projeta adesão de eleitores de Ciro a Lula

Para Jilmar Tatto, o levantamento indica que o Auxílio Brasil turbinado via PEC Eleitoral não surtiu o efeito esperado por Jair Bolsonaro

Dirigente do PT vê boas notícias no Datafolha e projeta adesão de eleitores de Ciro a Lula
Dirigente do PT vê boas notícias no Datafolha e projeta adesão de eleitores de Ciro a Lula
Lula durante ato de campanha em Minas Gerais. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 18 traz boas notícias para o ex-presidente Lula (PT), pois estabilidade não significa pouca coisa para quem lidera a disputa ao Palácio do Planalto. A avaliação é do secretário nacional de comunicação do PT, Jilmar Tatto, membro da Comissão Executiva Nacional do partido.

A CartaCapital, ele declarou que o levantamento ainda indica que o Auxílio Brasil turbinado via PEC Eleitoral não surtiu o efeito esperado por Jair Bolsonaro (PL) e que a campanha petista está “no caminho certo”, ao se concentrar na economia e na necessidade de combater a desigualdade.

“A pauta identitária que Bolsonaro tenta impor, principalmente em relação à questão dos evangélicos, não está surtindo efeito.”

Tatto também diz esperar, a partir de agora, um movimento de eleitores da terceira via, principalmente os de Ciro Gomes (PDT), “já pensando na hipótese de migrar, em grande parte, para a candidatura do Lula, que pode ser beneficiado com isso”.

“Outra coisa: a campanha, até a TV, está consolidada. Na TV, será outro momento, e lá o Lula tem um minuto a mais que o Bolsonaro. Acho que a gente leva vantagem”, completou o dirigente petista. A propaganda eleitoral na TV e no rádio começa em 26 de agosto. O candidato do PT terá exatamente um minuto e um segundo a mais que o ex-capitão.

A pesquisa Datafolha segue apontando vantagem confortável para Lula. A distância entre ele e Bolsonaro no primeiro turno, contudo, caiu de 18 para 15 pontos percentuais na comparação com a rodada anterior, de 28 de julho. No segundo turno, o petista venceria por 17 pontos (eram 20).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo