CartaExpressa
Lira ironiza chance de acabar o orçamento secreto, mesmo com vitória de Lula
‘Talvez [seja] uma luta maior do que eleger um candidato à presidência da Câmara’, afirmou o líder do Centrão


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que Lula (PT) teria dificuldade para acabar com o orçamento secreto, caso vença a eleição para a Presidência da República.
“Para o presidente Lula mudar essa realidade, aí talvez [seja] uma luta maior do que eleger um candidato à presidência da Câmara”, ironizou o líder do Centrão nesta quinta-feira 18, durante participação em evento do banco BTG, em São Paulo.
Lira também saiu em defesa das emendas de relator, que compõem o orçamento secreto, sob a alegação de que seriam uma forma de levar políticas públicas a todos os municípios e estados do País. O direcionamento de verbas sem distribuição igualitária entre os parlamentares, porém, é um instrumento utilizado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) para angariar apoio em votações de seu interesse.
Questionado sobre como seria a sua relação política com Lula, o deputado argumentou ter um compromisso com a governabilidade, mais do que qualquer manutenção no cargo. O petista já chegou a criticar o poder de Lira frente ao orçamento secreto.
“O presidente Lula tem vasta experiência política, sabe todos os acertos que já fez, sabe todos os erros que o partido dele já cometeu. Sabe quando enfrentou a Câmara e ganhou, sabe quando enfrentou a Câmara e perdeu. E sabe quais são os efeitos disso.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira diz ter alertado Bolsonaro sobre ataques às urnas eletrônicas
Por CartaCapital
Lula recorre de decisão do TSE que mandou remover vídeos em que chama Bolsonaro de ‘genocida’
Por CartaCapital
Michelle Bolsonaro, as profecias e o farisaísmo por procuração
Por Cláudio Couto