Opinião

assine e leia

Perigosas interpretações

Houve quem tentasse deslegitimar a Carta lida em 11 de agosto, atribuindo à manifestação intenções de teor ideológico esquerdista. Mas não é difícil desmontar esse argumento desonesto

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Quinta-feira, 11 de agosto de 2022. O local escolhido: as dependências da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, Centro da capital paulista. Foi ali, nessa data que já podemos considerar histórica, que se deu a leitura da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”. Pela primeira vez depois de décadas, vemos um tão amplo arco ideológico se unificando em torno da defesa do processo eleitoral. Em verdade, é a sociedade civil se manifestando em face das ameaças postas pelo governo e por setores do Estado e da própria sociedade à eleição.

A iniciativa, endossada por 1 milhão de brasileiros e oito presidenciáveis, propôs-se a estabelecer a firme posição de que não se deve ter outra forma de acesso ao poder no Brasil que não sejam as eleições realizadas nos termos determinados e segundo os métodos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. É ela que deve comandar esse processo, e não os militares ou agentes políticos diretamente interessados em seu resultado.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo