Política
Procuradoria Eleitoral de SP pede a impugnação do vice de Rodrigo Garcia
A ação será julgada pelo TRE-SP. O prazo para análise dos registros termina em 12 de setembro
A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo propôs impugnar a candidatura de Geninho Zuliani (União Brasil), o vice do governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB).
O procurador eleitoral auxiliar Luiz Carlos dos Santos Gonçalves destacou na ação de impugnação que Zuliani está inelegível após ter suas contas julgadas irregulares à época em que era prefeito de Olímpia, no interior paulista. A reprovação das contas se refere ao exercício de 2011.
Segundo Gonçalves, o prazo de oito anos desde a sentença não transcorreu, pois a decisão do Tribunal de Contas do Estado transitou em julgado em outubro de 2017.
Ele acrescenta que Zuliani foi condenado à suspensão de seus direitos políticos em duas decisões judiciais, ’em virtude de ato doloso de improbidade administrativa que importou lesão ao patrimônio público e atentatório aos princípios da administração pública’, o que também barraria sua elegibilidade.
A defesa de Zuliani alega improcedência da impugnação. Em peça protocolada, o advogado Ricardo Vita Porto apontou que o Tribunal de Contas do Estado ‘não é o órgão competente para examinar em caráter definitivo as contas prestadas por entidade que recebeu repasse de verbas do município de Olímpia’. A responsabilidade caberia, segundo ele, à Câmara de Vereadores, ‘a qual aprovou as contas municipais de todos os exercícios em que o Requerido exerceu o cargo de Prefeito’.
O advogado argumentou ainda que ‘os atos de improbidade atribuídos ao Requerido não geraram dano ao erário ou enriquecimento ilícito, o que é insuficiente para atrair a inelegibilidade’.
A ação será analisada pelo TRE-SP, que decidirá se aprova ou não o registro das candidaturas. O prazo para julgamento termina em 12 de setembro.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Candidato, ex-secretário de Educação de São Paulo é denunciado por suposto abuso de poder político
Por Ana Luiza Basilio
Sem Bolsonaro, talvez estivéssemos naquela boa alternância PT-PSDB, diz Haddad
Por CartaCapital
Haddad inicia campanha em São Paulo e rebate fake news sobre Lula e evangélicos
Por CartaCapital


