CartaExpressa

MPE aciona o TRE do Rio para barrar a candidatura de Daniel Silveira ao Senado

Segundo o órgão, o indulto concedido por Jair Bolsonaro ao parlamentar de extrema-direita não afasta a sua inelegibilidade

MPE aciona o TRE do Rio para barrar a candidatura de Daniel Silveira ao Senado
MPE aciona o TRE do Rio para barrar a candidatura de Daniel Silveira ao Senado
O ex-deputado federal Daniel Silveira. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público Eleitoral protocolou uma ação para impugnar a candidatura de Daniel Silveira (PTB-RJ) ao Senado pelo Rio de Janeiro. A peça foi apresentada ao Tribunal Regional Eleitoral fluminense.

Em abril, o Supremo Tribunal Federal condenou o bolsonarista a oito anos e nove meses de prisão por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, entre elas o próprio STF. Além da imposição da pena, a maioria da Corte votou para cassar o mandato, suspender os direitos políticos e determinar o pagamento de multa de cerca de 192 mil reais.

Um dia depois, porém, o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou um decreto que concedeu ao parlamentar o indulto da graça, a funcionar como um perdão da pena.

Ao acionarem o TRE-RJ, os procuradores Neide Cardoso Oliveira e Flávio de Moura Paixão Júnior afirmam não haver dúvida de que o decreto “não significa sua absolvição, mas apenas a não aplicação das penas de prisão e multa, mantendo-se, portanto, a inelegibilidade e os demais efeitos civis da condenação, razão pela qual deve a presente ação ser julgada procedente para indeferir o seu pedido de registro de candidatura”.

A federação PSOL/Rede também acionou o TRE-RJ para barrar a candidatura de Silveira. Independentemente da decisão da Corte, o caso ainda poderá ser analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral, caso haja recurso.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo