Política
Datafolha: Lula tem 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno
O levantamento apresenta um cenário estável na comparação com a rodada anterior, de junho


Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira 28 indica a manutenção do cenário apresentado pela rodada anterior, de 22 de junho. Lula (PT) lidera a corrida à Presidência da República com 47% das intenções de voto, contra 29% de Jair Bolsonaro (PL).
Na pesquisa anterior, publicada em 23 de junho, Lula tinha os mesmos 47%, contra 28% de Bolsonaro. Na projeção de segundo turno, o petista vencia por 57% a 34%.
Aparecem na sequência do levantamento publicado nesta quinta Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 2%; André Janones (Avante), com 1%; Pablo Marçal (PROS), com 1%; e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 3% não sabem ou não responderam.
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.
O Datafolha ouviu 2.566 eleitores em 183 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vamos conversar’, diz Lula a Janones, candidato do Avante à Presidência
Por CartaCapital
Lula defende investimento na ciência e diz que o Teto de Gastos ‘tira do pobre para dar ao rico’
Por Marina Verenicz
Aliado de Lula, Renan Calheiros diz que Ciro ‘não terá papel a cumprir no 2º turno’
Por CartaCapital