CartaExpressa

Ciro diz que ‘não há caminho’ para apoiar Lula em um 2º turno contra Bolsonaro

O pedetista afirmou, porém, que aceitaria o endosso do ex-presidente

Ciro diz que ‘não há caminho’ para apoiar Lula em um 2º turno contra Bolsonaro
Ciro diz que ‘não há caminho’ para apoiar Lula em um 2º turno contra Bolsonaro
Foto: PDT
Apoie Siga-nos no

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira 27 não ver caminhos para apoiar Lula (PT) em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

O ex-ministro afirmou, porém, que aceitará o endosso do petista caso chegue ao segundo turno diante de Bolsonaro.

“Se eu for para o segundo turno contra Bolsonaro? Claro que eu aceito [o apoio de Lula]. O contrário não há mais caminho”, declarou o pedetista à GloboNews. “O maior responsável pela tragédia que está acontecendo no Brasil chama-se Luiz Inácio Lula da Silva.”

Na entrevista, ele lembrou o “apoio crítico” do PDT a Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o petista foi derrotado por Bolsonaro.

“Na mesma noite [do primeiro turno], eu me declarei contra Bolsonaro. Fui para a Brasília, participar da reunião nacional do PDT, declaramos o apoio crítico ao PT, ao Haddad, e simplesmente exerci um direito meu de não participar do comício. Será que para mim só resta o direito de apoiar gente desonesta?”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo