CartaExpressa
A menos de quatro meses do Enem, presidente do INEP vai deixar o cargo
A saída de Danilo Dupas foi anunciada nesta quarta-feira pelo ministro da Educação, Victor Godoy


O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, vai deixar o cargo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira 27 pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em suas redes sociais.
O titular da pasta afirmou que a saída ocorre ‘a pedido, por motivos pessoais’ e informou que, a partir de 1º de agosto, a presidência do instituto será ocupada por Carlos Moreno que ocupa, desde 2010, o cargo de Diretor de Estatísticas Educacionais do Inep. Servidor de carreira da Autarquia há 37 anos, Moreno é bacharel e mestre em Estatística pela UNB e doutorando em Educação pela Católica de Brasília.
Anuncio que a partir de 1° de agosto o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira.
— Victor Godoy (@victorv_godoy) July 27, 2022
Dupas assumiu a presidência do Inep em fevereiro de 2021, após a exoneração de Alexandre Lopes. Sua saída ocorre a menos de 4 meses da aplicação do Enem 2022, que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.