Política
PT vai ao TSE contra Bolsonaro por impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral
Os petistas classificam como ‘acintosa’ a estratégia de divulgação do PL nos dias a antecederem a convenção do partido


O PT protocolou nesta segunda-feira 25 uma representação no Tribunal Superior Eleitoral contra o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, por impulsionamento irregular de conteúdo eleitoral.
Os petistas classificam como “acintosa” a estratégia digital de divulgação de Bolsonaro na sexta-feira 22 e no sábado 23. No domingo 24, o PL oficializou a candidatura do ex-capitão à reeleição.
Segundo o PT, que se baseia em informações do Google, a legenda de Bolsonaro gastou 742 mil reais com 15 anúncios nos dois dias a antecederem a convenção. A tática teria gerado 81 milhões de visualizações em 72 horas.
A situação, argumentam os petistas, “configura violações às regras de propaganda no período da pré-campanha, dada a inobservância do dever de moderação de gastos com impulsionamento previsto na legislação eleitoral”.
O partido de Lula pede que o TSE, ante a demonstrada ausência de moderação dos gastos, determine a interrupção imediata do impulsionamento do conteúdo e multe o PL em 1.484.000,00 reais, ou seja, o dobro do valor gasto com a estratégia digital.
O pedido foi encaminhado ao ministro Raul Araújo, mas, devido ao recesso do Poder Judiciário, chegou ao presidente da Corte, Edson Fachin, responsável por decisões consideradas urgentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PT define a sede do primeiro comício de Lula na campanha eleitoral
Por Leonardo Miazzo
PGR pede arquivamento em massa de apurações contra Bolsonaro; entenda cada uma
Por CartaCapital
PL alega ao TSE que discurso de Bolsonaro a embaixadores não foi um ato de campanha
Por CartaCapital