CartaExpressa

Jean Paul Prates protocola novo pedido de impeachment contra Bolsonaro

A proposta se soma aos mais de 140 pedidos que aguardam um parecer de Arthur Lira, notório apoiador do presidente

Jean Paul Prates protocola novo pedido de impeachment contra Bolsonaro
Jean Paul Prates protocola novo pedido de impeachment contra Bolsonaro
Jean Paul Prates, novo presidente da Petrobras. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O líder da minoria no Senado, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) protocolou, nesta terça-feira 20, um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

A peça se baseia nas declarações do presidente junto a embaixadores internacionais, na segunda-feira 18. Segundo Prates, Bolsonaro cometeu crimes de responsabilidade ao transmitir pelo canal público de televisão, a TV Brasil, ataques e acusações infundadas contra o sistema eleitoral brasileiro e o Poder Judiciário.

“Bolsonaro sabe muito bem que foi derrotado pelo parlamento na tramitação da proposta de emenda à Constituição do voto auditável (PEC 135/2019). A matéria foi rejeitada pela Câmara e arquivada em agosto do ano passado. Agora, ele tenta empurrar as forças armadas contra o TSE a título de sugestões técnicas”, declarou.

O senador sustenta ainda que a postura de Bolsonaro contribui descredibilizar os sistemas eleitoral e judiciário. “Ele fez ilações, que vêm se repetindo num enquadramento narrativo infinito de modo a gerar suspeitas e descredibilidade aos sistemas eleitoral e judiciário, colocando uma mácula nas eleições passadas e mesmo nas eleições futuras.”

O pedido se soma a uma lista de mais de 140 pedidos de impeachment contra o presidente Bolsonaro que aguardam apreciação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo