Jean Wyllys: ‘Se o Lula vencer, eu volto para ajudar a reconstruir o Brasil’
O ex-deputado, hoje na Espanha, conta a CartaCapital o que espera da eleição deste ano e do futuro do bolsonarismo
Há três anos fora do Brasil, o ex-deputado federal Jean Wyllys projeta o seu retorno em definitivo. Em janeiro de 2019, ele acabara de ser reeleito e foi forçado a renunciar ao mandato em decorrência das ameaças de morte que sofreu de extremistas de direita. Do exterior, Jean viu a ascensão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e acompanhou as promessas de campanha do ex-capitão se tornarem realidade em um País que naturalizou a violência, o ódio e as ameaças de golpe. Hoje morador de Barcelona, na Espanha, Wyllys conversou com CartaCapital e apontou o motivo para a sua volta: a vitória do ex-presidente Lula (PT) na eleição de outubro deste ano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.