Medo, angústia e adoecimento: A batalha dos povos geraizeiros contra a agricultura e a mineração
No norte de Minas Gerais, populações tradicionais vivem sob grave insegurança jurídica
Na região do Vale das Cancelas, no norte de Minas Gerais, mais de 70 comunidades lutam para preservar as suas tradições e seus territórios frente ao avanço da agricultura e de um novo projeto de mineração. As famílias, que ocupam a região há pelo menos 150 anos, acusam as empresas que operam no local de se apropriarem indevidamente de suas terras e de não repararem os danos sociais e ambientais causados pela exploração. A equipe de CartaCapital percorreu os territórios entre os dias 6 e 8 de junho, acompanhando uma comitiva liderada pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos e por instituições que apoiam a causa dos povos geraizeiros, como a Fian Brasil, Movimento dos Atingidos por Barragens e Coletivo Margarida Alves.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.