CartaExpressa
Após articulação da oposição, Congresso rejeita bloqueio de fundo para Ciência e Tecnologia
Texto elaborado pelo governo abria caminhos para que os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pudessem ser contingenciados este ano


O Congresso Nacional rejeitou, nesta terça-feira 12, o trecho de um projeto que permitia bloquear recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) este ano.
Um texto elaborado inicialmente pelo governo abria caminhos para que os recursos do fundo, criado para financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico do país, pudessem ser contingenciados. O governo ainda tentou criar um acordo em torno da proposta, sem sucesso. A possibilidade de travar os recursos do fundo vinha sendo apontada por especialistas como ‘uma grave ameaça ao setor’.
Um destaque apresentado pelo PT retirou o trecho do texto final que foi aprovado na Câmara dos Deputados por 197 a 187. Como o trecho já havia sido rejeitado pelos deputados, a proposta não foi sequer analisada pelo Senado.
Além da oposição também se manifestaram contra os cortes ao fundo partidos como PSD, MDB e PSDB.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.