Política

Assassino de tesoureiro do PT já havia sido detido por ofender PMs no Rio de Janeiro

Segundo o boletim de ocorrência, Jorge Guaranho teria avançado contra os militares, ofendendo os oficiais, dizendo que eles eram ‘policiais de merda’

Assassino de tesoureiro do PT já havia sido detido por ofender PMs no Rio de Janeiro
Assassino de tesoureiro do PT já havia sido detido por ofender PMs no Rio de Janeiro
Jorge José da Rocha Guaranho foi o autor dos disparos contra o guarda municipal Marcelo Arruda Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O agente penitenciário federal Jorge José da Rocha Guaranho, investigado pelo assassinato do tesoureiro do PT Marcelo Aloizio de Arruda, já havia sido detido em 2018, por ofender policiais militares no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por CartaCapital e teve detalhes revelados pela CNN Brasil.

O fato ocorreu em 24 de junho de 2018, na região de Guapimirim, região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas relataram à CNN, o agente participava de uma festa e estaria embriagado. Relatos apontam que ele teria se apresentado como policial federal às autoridades.

Jorge teria avançado contra os militares, ofendendo os oficiais, dizendo que eles eram “policiais de merda”. O agente penitenciário precisou ser algemado, por estar “arredio e muito alterado”, segundo o boletim de ocorrência.

À época, Jorge realizou uma transação penal, espécie de acordo entre acusado e a Justiça e não chegou a ser processado pelo crime de desacato. Atualmente o procedimento encontra-se arquivado.

Nesta segunda-feira 11, Jorge Guaranho teve sua prisão preventiva decretada. A defesa solicita que a medida seja cumprida de forma domiciliar, caso o agente penitenciário se recupere dos ferimentos sofridos no incidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo